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Pesquisa revela quais são as empresas e canais de reclamação mais apontados por consumidores paulistanos

Por Redação

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A pesquisa realizada pelo PROCON Paulistano, entre os dias 14 de setembro e 07 de outubro de 2016, por meio da aplicação de um questionário aberto com 60 questões, divididas em 20 temas/segmentos, contou com a participação de 830 pessoas, em grande parte servidores públicos.

O estudo buscou apurar quais são os fornecedores de produtos e serviços mais lembrados pelos consumidores em diversos segmentos de mercado, bem como verificar os canais mais empregados pelos paulistanos para resolver os seus problemas de consumo.

Dentre os canais públicos de resolução citados pelos consumidores, as agências reguladoras, tais como a ANATEL, ANS e ANAC, que não possuem como objetivo principal a proteção e defesa do consumidor, figuraram como uma das principais alternativas mencionadas.

O Poder Judiciário também foi elencado com muita frequência pelos consumidores, revelando a cultura de judicialização existente no país.

Os dados coletados revelam que é necessário fomentar entre a população os meios extrajudiciais de solução das demandas de consumo, de forma rápida e simples.

Tal constatação vai ao encontro da estratégia do PROCON Paulistano em difundir a utilização de seu próprio site e a plataforma consumidor.gov.br entre os consumidores paulistanos.

Confira AQUI os resultados da pesquisa.