Coordenador do PROCON Cidade de SP fala sobre prisão de donos da empresa 123 Importados

Nesta terça-feira (30), os proprietários da empresa 123 importados foram presos após ação da Polícia Cívil do Estado de São Paulo. A loja virtual é responsável por causar danos a milhares de consumidores que adquiriram eletroeletrônicos e nunca receberam os produtos. As transações de compra e venda eram realizadas através de boleto bancário.
Após o recebimento de milhares de denúncias, dando conta de fraude praticada pela 123 Importados, o PROCON Cidade de São Paulo diligenciou no sentido de apurar os fatos.
Foi constatado, inicialmente, que se tratava de uma empresa recém-criada, com capital social de apenas R$100.000,00, fato gerador de estranheza, dado o grande volume de mercadorias comercializadas. Além disso, o prazo de entrega era demasiadamente abusivo (até 90 dias úteis).
Importante destacar que algumas mercadorias foram entregues com a intenção de maquiar a credibilidade do empreendimento criminoso, sendo que destas, as respectivas notas fiscais eram emitidas em nome da online intermediações e não em nome dos consumidores, que não poderão arrogar-se em proprietários dos referidos bens e tampouco da garantia do produto.
Nesse passo, a Coordenadoria deste PROCON lavrou medida cautelar antecedente, vedando a veiculação de qualquer propaganda em rádio ou televisão, através de notificações enviadas para as emissoras Bandeirantes e RedeTV.
Ato contínuo procedeu-se representação criminal ao Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), na Divisão de Investigações sobre Infrações contra o Consumidor e Ministério Público do Estado de São Paulo, visando à proposição de ação civil pública e consequente reparação dos dados causados aos consumidores.