Página Inicial > Notícias > PROCON Paulistano participa de inauguração do novo espaço da Central de Interpretação de Libras

Nesta segunda-feira (05), foi inaugurado o novo espaço para o funcionamento da Central de Interpretação de Libras (CIL), serviço ofertado pela Secretaria Municipal de Pessoa com Deficiência e Mobilidade ReduzidaO serviço, que conta com 21 intérpretes da Língua Brasileira de Sinais, realiza cerca de 4.400 atendimentos por mês.

No mesmo local,  situado na Rua Líbero Badaró, 425 - térreo, funcionará também o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD/SP), órgão de representação das pessoas com deficiência perante a Prefeitura de São Paulo. Como parte de suas funções, o Conselho realiza o atendimento direto à população com deficiência em relação às principais demandas para a plena e efetiva inclusão na cidade.

O evento de inauguração do novo espaço contou com a participação da secretária Marianne Pinotti. Parte dos procuradores municipais que integram o PROCON Paulistano estiveram presentes no evento. A Secretária destacou a importância da parceria existente entre a CIL e o PROCON Paulistano, para a defesa dos direitos dos consumidores surdos, surdo-cegos e com deficiência auditiva.

O munícipe pode solicitar os serviços da CIL de três maneiras:

- Virtual: por meio do app SMPED-CIL, instalado em um smartphone, um tablet ou um computador, qualquer pessoa poderá fazer uso de mediação da CIL para reportar uma emergência médica, falar com um serviço público ou mesmo para se comunicar de forma direta com outra pessoa que utilize Libras. Esta é a forma de atendimento utilizada para o contato entre o PROCON Paulistano e os consumidores surdos, surdo-cegos e com deficiência auditiva.

- In loco: o usuário faz um agendamento, por e-mail ou telefone, para que um intérprete ou um guia-intérprete o acompanhe pessoalmente ao local do serviço público onde ele necessita de atendimento;

- Presencial: o munícipe pode ir pessoalmente à CIL para tirar dúvidas com os intérpretes ou então para solicitar que um profissional o auxilie na compreensão de documentos ou mesmo para fazer um telefonema.