ACESSIBILIDADE

Página Inicial > Notícias > PROCON Paulistano inicia a campanha "Pesquisou, Baixou!" de olho no preço dos combustíveis nos postos

Notícias

PROCON Paulistano inicia a campanha "Pesquisou, Baixou!" de olho no preço dos combustíveis nos postos

Por Redação

Compartilhar

O PROCON Paulistano, em parceria com a Associação Brasileira de Procons (Proconsbrasil) e outros órgãos de defesa do consumidor em todo o país lançaram a campanha Pesquisou, Baixou!

 A iniciativa tem como objetivo conscientizar e estimular a pesquisa de preços por parte dos consumidores como forma de adequação dos valores no mercado de combustíveis no Brasil.

A movimentação consciente e coletiva dos consumidores pode alterar positivamente o mercado. "A ideia é dar ao segmento de combustíveis a tão esperada concorrência. Assim esperamos que ocorra uma melhoria no atendimento e, consequentemente, nos preços ao consumidor", explica Ricardo Ferrari, diretor do PROCON Paulistano.

Embora os preços sejam livres, compete aos órgãos de defesa do consumidor prezar pela correta harmonia nas relações de consumo, evitando que haja desconfiança dos consumidores sobre eventual não repasse das reduções anunciadas pela estatal de petróleo no Brasil.

No começo do mês, a Petrobrás anunciou uma redução no preço do diesel nas refinarias em 10,4% e da gasolina em 3,1%. Em meados de outubro, a estatal já reduzira os preços dos dois combustíveis na refinaria. Esta havia sido a primeira diminuição dos valores desde 2009.

Para auxiliar nesta tarefa, a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANPpromove uma pesquisa de preços semanal para acompanhar os preços praticados pelas distribuidoras e postos revendedores.

Portanto, pesquise e escolha os postos que repassaram essas reduções no valor dos combustíveis.