ACESSIBILIDADE

Página Inicial > Notícias > A corrida das compras para o Natal já começou!

Notícias

A corrida das compras para o Natal já começou!

Por Redação

Compartilhar

A chegada do mês de dezembro nos lembra da proximidade do Natal e, consequentemente, das compras de final de ano. Nesta época, as vendas têm um aumento significativo e o mercado fica aquecido, já que muitos consumidores saem em busca de produtos na intenção de presentear amigos e parentes. Alguns itens, como brinquedos e eletroeletrônicos, são alvo de atenção especial e cobiçados na hora de agradar as crianças e os familiares em geral. 

O PROCON Paulistano traz algumas orientações para que você possa ir às compras de maneira prática e segura, garantindo a tranquilidade antes e depois da troca dos presentes.  

Deve-se observar se a faixa etária do produto é compatível:

Nos casos de itens infantis, o ideal é analisar o desenvolvimento da criança, considerar que elas passam por diferentes fases e que há um produto adequado para cada idade. 

É indispensável verificar se o produto possui o selo Inmetro, que é uma certificação obrigatória: 

Para serem comercializados no Brasil, alguns produtos devem passar por rigorosos testes realizados por órgãos certificadores. O órgão que certifica a qualidade do produto é o Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade Técnica - ligado ao Governo Federal. Essas medições verificam os requisitos mínimos de conformidade técnica e verificam se os produtos atendem aos padrões de segurança.

No caso dos brinquedos, o Inmetro também disponibiliza uma cartilha com instruções para uma compra segura.

Atentar-se aos preços na hora do pagamento e verificar se corresponde ao anunciado:

Seja em lojas físicas ou virtuais, ao finalizar a compra, o preço não condiz com o anúncio em muitos dos casos. Exija a cobrança do valor que foi anunciado.

Fazer as compras em estabelecimentos legais:

Adquirir produtos falsificados e de procedência duvidosa dificulta as chances de efetuar trocas em caso de problemas e, em alguns casos, também podem trazer riscos à saúde.

Cuidado com as compras por impulso:

Faça uma lista de presentes e compre o que planejou. No caso do presente das crianças, opte por não levá-las no dia da compra. Esta é uma boa medida para evitar gastos acima do planejado.

Instruções em Português:

O Código de Defesa do Consumidor estabelece que os produtos devem apresentar  informações claras, corretas, trazendo todos os dados sobre qualidades, composição, origem, dentre outros, assim como as instruções de uso e os riscos à saúde. 

Pedir descontos:

As empresas trabalham com margens que permitem descontos. A concorrência acirrada entre os fornecedores e o momento de crise econômica asseguram vantagens aos consumidores.

Exigir sempre a Nota Fiscal e o termo de garantia:

A Nota Fiscal e o termo de garantia são documentos importantes em caso de trocas e consertos. Lembrando que o termo de garantia deve ser devidamente preenchido pelo fornecedor.

Cuidado com o cartão de crédito. Depois das festas de final de ano, as contas de janeiro estão aí.

O cartão de crédito não é renda. Cuidado para não se enrolar e evite deixar de pagar o total da fatura de seu cartão para não cair nos juros rotativos, que são altíssimos. Pense que no mês de janeiro, há diversas contas extras para pagar, tais como IPTU, IPVA, material escolar, matrículas escolares.