ACESSIBILIDADE

Página Inicial > Notícias > Saiba como aprender mais sobre finanças pessoais sem sair de casa

Notícias

Saiba como aprender mais sobre finanças pessoais sem sair de casa

Por Redação

Compartilhar

 

 

Hoje em dia está mais fácil aprender sobre como gerir as finanças pessoais sem sair de casa.

O PROCON Paulistano separou alguns sites interessantes para conhecer mais sobre educação financeira.

A iniciativa vai ao encontro do primeiro mutirão digital de educação financeira que será realizado pelo PROCON Paulistano, entre os dias 5 e 11 de novembro.

 




CONFIRA OS SITES ABAIXO

 

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA CONSUMIDORES - ENDC

A Escola Nacional do Consumidor, que integra a Secretaria Nacional do Consumidor, órgão integrante do Ministério da Justiça, está com as inscrições abertas até o dia 08/11 para o primeiro curso do Programa de Educação Financeira para Consumidores. 

O curso, com 20 horas de carga horária, é o primeiro de uma série de três que compõem uma trilha de aprendizagem, e dará ao cidadão noções básicas de como “sair do vermelho”; planejar seu orçamento; calcular receitas e despesas e classificá-las em fixas, variáveis e eventuais; calcular percentagens; explicar o que são juros; relacionar capital, juros e tempo; e ainda utilizar a calculadora do cidadão do Banco Central.

Inscrições: de 25/10 a 08/11.

Período do curso: 22/11 a 12/12.

CLIQUE AQUI para acessar a página do curso.


 CURSO "GESTÃO DE FINANÇAS PESSOAIS" - BACEN

 

O Banco Central do Brasil disponibiliza o curso online “Gestão de Finanças Pessoais”, no qual são abordados vários temas - nossa relação com o dinheiro, orçamento pessoal ou familiar, crédito e endividamento, consumo planejado e consciente, poupança e investimento, etc.

CLIQUE AQUI para acessar a página do curso.


 

 CALCULADORA DO CIDADÃO


O Banco Central do Brasil disponibiliza uma interessante ferramenta que simula operações do cotidiano financeiro a partir de informações fornecidas pelo usuário. 

Há uma funcionalidade em que é possível comparar o custo de pagar parte da fatura do cartão de crédito com os demais tipos de crédito existentes no mercado, tais como cheque especial, crédito pessoal, crédito consignado.


Trata-se da calculadora do cidadão. CLIQUE AQUI para conhecê-la.

 

SÉRIE "EU E MEU DINHEIRO"

 

O Banco Central do Brasil disponibiliza cinco vídeos educativos de curta duração que buscam sensibilizar o espectador para temas de gestão de finanças pessoais. 

Os episódios da série estimulam a reflexão sobre conceitos importantes de educação financeira, como necessidades e desejos; orçamento familiar; uso de crédito; a importância de poupar; consumo consciente, etc.

ACESSE AQUI a série de vídeos.

 

 

PÁGINA "ESTOU ENDIVIDADO" - BACEN

 

Se você está endividado, recomendamos que acesse os conteúdos disponibilizados pelo Banco Central na página "ESTOU ENDIVIDADO", elaborados para ajudar a sair de uma situação de desequilíbrio financeiro para uma situação de equilíbrio financeiro.

Acesse AQUI a página.

 

 

 

CONFIRA O TUTORIAL ABAIXO SOBRE A RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS ONLINE